Coordenação de Pesquisa e Extensão

Coordenação de Pesquisa e Extensão

domingo, 9 de junho de 2013

O princípio da solidariedade

Artigo interessante para os alunos de Direito:

http://www.idcivil.com.br/pdf/biblioteca9.pdf


GESTÃO ESTRATÉGICA E AS COMPETÊNCIAS GERENCIAIS NO DEPARTAMENTO DE MARKETING: ESTUDO DE UMA INDÚSTRIA DE BEBIDAS

Artigo legal para o pessoal de ADM:

http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/reaufsm/article/view/7689

O presente trabalho apresenta um estudo de caso de uma indústria de bebidas, localizada no município de Santa Maria/RS, que utiliza o planejamento estratégico em suas atividades.  O objetivo desta pesquisa é identificar as competências gerenciais do gerente de marketing da empresa em estudo. Para atingir este objetivo, estudou-se o Modelo Estrada (2007) de gestão estratégica, analisou-se o planejamento estratégico e também as competências, presentes e esperadas do gerente de marketing da empresa em questão. A coleta dos dados ocorreu por meio de levantamento documental, e aplicou-se uma entrevista semiestruturada junto ao gerente de marketing, seu superior direto e seus subordinados. Com essas entrevistas, foi possível fazer a análise das competências gerenciais que esse profissional apresenta e as que deveria apresentar, para o eficiente desempenho de suas funções e a otimização da gestão estratégica da empresa.